14 setembro 2022

Guarani – A Terra Sem Mal

Por Fora do Plástico

De Diego Agrimbau e Gabriel Ippóliti
128 páginas
Comix Zone | 2021
Tradução: Thiago Ferreira

Guarani – A Terra Sem Mal, da dupla Argentina Diego Agrimbau e Gabriel Ippóliti, é um recorte de um momento histórico trágico da América Latina, a Guerra do Paraguai. Não é a primeira vez que comentamos que alguns quadrinhos nos fazem refletir sobre como a guerra subtrai nossa humanidade. Guarani nos leva a um conflito que é exatamente assim.

Na HQ, que usa da ficção para abordar um fato, o pintor Pierre Duprat vai ao Paraguai fotografar as indígenas da tribo Guarani. Porém, ele encontra um país completamente devastado pela guerra travada entre o país e a aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai. Assim, Duprat é testemunha de uma batalha cruel, que foi responsável pela morte de milhares de crianças indígenas, lutando forçadas uma guerra que, definitivamente, não era delas.

O roteiro foca o quadrinho nas impressões de Duprat. Essa também é uma maneira de ver a guerra com olhos externos e um recurso para que outros personagens precisem explicar os acontecimentos para o protagonista. Em alguns momentos isso torna a HQ mais expositiva e documental, mas isso não chegou a nos incomodar.

A arte de Ippóliti é belíssima e retrata com cuidado vestimentas, expressões e cenários. Sem dúvidas um dos pontos altos da HQ. Como um todo, Guarani é um quadrinho com forte teor histórico. Uma trama que tem como propósito nos fazer enxergar pontos do passado que foram esquecidos ou ocultados ao longo dos séculos. Uma bela adição ao catálogo da editora Comix Zone.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado