6 novembro 2022

Bom Dia, Socorro

Por Fora do Plástico

De Paulo Moreira
96 páginas
Conrad | 2022

Bom Dia, Socorro é a leitura perfeita para se deixar levar em uma história bem-humorada e sem medo dos absurdos. O fenômeno das redes sociais Paulo Moreira usa seus diálogos realistas e sua arte expressiva para nos inserir no meio de uma guerra pelo Whatsapp. É puro suco de brasilidade, seja no linguajar, nas ocasiões retratadas ou até mesmo na importância que tem um simples “bom dia”, enviado em uma mensagem em que Jesus carrega um cordeirinho.

Beta não suporta mais ver seu celular o tempo todo notificando as mensagens insistentes de Socorro. Haja paciência (e memória) para o volume de áudios, figurinhas, vídeos e imagens abençoadas. Socorro não tem limites e, por outro lado, sente o descaso da amiga que, aparentemente sem qualquer motivo, deixou de respondê-la. Só que esse é apenas o começo de uma guerra insana protagonizada pelas duas e o poder de suas respectivas mensagens de “zap”.

Em apenas poucas páginas, temos duas protagonistas cativantes, com linguagem própria e formas de se expressar. Paulo Moreira não tem dificuldade alguma de situar o leitor nessa trama que é surreal mas, ao mesmo tempo, reflexo de um cenário em que a comunicação pelo Whastapp, se tornou parte da nossa rotina, quase o tempo todo. Bom Dia, Socorro usa elementos dos mangás, remetendo a cenas de batalha dos shonens, nada realistas, ao lado de um humor que está nos olhares, nas onomatopeias, na composição visual.

Uma boa dica para presentear novos leitores de quadrinhos, a HQ foi lançada pela Conrad, após ter sido publicada de forma digital nas redes do próprio autor. Paulo Moreira sabe fazer um humor gostoso, sem esforço. Em Bom Dia, Socorro, temos um Brasil muito relacionável, fracionado em uma história autêntica, esses talvez sejam apenas alguns ingredientes para a fórmula mágica desse paraibano.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado