10 setembro 2022

Escuta, Formosa Márcia

Por Fora do Plástico

De Marcello Quintanilha
128 páginas
Veneta | 2021

Escuta, Formosa Márcia, o mais novo trabalho de Marcello Quintanilha, é uma das nossas grandes leituras de 2021. Não é novidade por aqui que admiramos a maneira como o autor consegue nos transportar para realidades distintas, a partir de uma narrativa envolvente e uma linguagem realista. Logo nas primeiras páginas, já somos praticamente íntimos de Márcia. Uma enfermeira que vive em uma comunidade do Rio de Janeiro, ao lado de seu companheiro, Aluísio, e da filha, Jaqueline, que é o centro de todas as suas dores de cabeça.

Quintanilha nos faz conhecer de perto a rotina da enfermeira, seus trejeitos, sua maneira de tratar as pessoas com quem convive. E também conhecemos Jaqueline, que é completamente rebelde, desbocada e que, a despeito da preocupação da mãe, se envolve com o crime organizado. Além do carisma de sua protagonista, Escuta, Formosa Márcia tem como destaque a maneira como o autor retrata ambientes completamente diferentes: desde os corredores de um hospital, aos diálogos entre chefes do tráfico e a milícia.

Na arte, este é o traço mais diferente do que já havíamos visto de Quintanilha, até aqui. O quadrinista escolheu para esta história uma paleta de cores saturadas, multicoloridas. Assim, temos negros representados num tom de roxo, enquanto os brancos são azuis. A ambientação dos lugares onde a trama ocorre e a narrativa cinematográfica, marcante nas HQs do artista, seguem sendo um ponto alto.

Lançada pela editora Veneta, Escuta, Formosa Márcia é daquelas obras que conseguem nos prender essencialmente pela força de sua história. Nos sentimos parte da vida de Márcia, compreendemos seu amor incondicional de mãe, seu temperamento intenso, e, claro, torcemos por ela do início ao fim.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado