11 setembro 2022

Arlindo

Por Fora do Plástico

De Ilustralu
200 páginas
Seguinte | 2021

O trabalho de Ilustralu em Arlindo é de uma delicadeza ímpar. A HQ que acompanha um garoto do interior do Rio Grande do Norte e tudo o que envolve a descoberta de sua homossexualidade é uma leitura deliciosa. Arlindo Jr. carrega o nome do pai, mas há uma infinidade de diferenças entre os dois. Para além dos conflitos com o pai retrógrado, o menino se sente diferente do restante do mundo ao seu redor e sofre com os olhares, com os cochichos, com o bullying. Apesar disso, ele dança ao som de Sandy & Júnior, troca bilhetes codificados com as melhores amigas e vê seus pés saírem do chão ao conhecer um rapaz que acaba de chegar ao colégio.

Arlindo é um personagem adorável. Sua personalidade é muito bem desenvolvida pela autora. Sabemos sobre sua família, seus amigos, seus hábitos, seus sentimentos mais íntimos… E é impossível não se sentir um amigo do protagonista e torcer por ele. Outro ponto de destaque é toda a ambientação. Os anos 2000, período em que se passa o enredo, é retratado com muitas referências e nostalgia. Toda a linguagem da HQ também é muito importante, com um tom regionalista incrível. A trama tem um bom ritmo, apesar de se tornar um tanto apressada no final.

Mesmo que seja uma história com uma temática que nos emociona e que reflete dilemas que os jovens gays e lésbicas sofrem, Arlindo tem um tom leve e divertido. Parte disso é fruto da arte dinâmica da autora, que abusa das expressões dos personagens. As cores também são importantes para causar essa impressão no leitor, com tons de rosa e amarelo vibrantes, acompanhados de um azul escuro, para dar contraste.

Publicado pela Seguinte, Arlindo é daquelas histórias que aquecem o coração, devido à abordagem super acolhedora da autora. Ilustralu não só celebra a diversidade, como também gera um ponto de identificação com diversos leitores que tiveram histórias parecidas com a de Arlindo. Sem dúvidas, uma HQ para presentear.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado