De Will Eisner
416 páginas
Devir | 2020
Tradução: Marquito Maia, Leandro Luigi e Paulo Cecconi
O Milagre da Vida dá continuidade à coleção Biblioteca Eisner que vem sendo publicada pela editora Devir. Em mais um calhamaço que reúne diferentes graphic novels do grande Will Eisner, acompanhamos histórias que vão desde anedotas do cotidiano até uma trama sobre sinais de vida extraterrestre.
O compilado se inicia com Um Sinal do Espaço, uma trama bem diferente das que tínhamos visto de Eisner até aqui. Após uma base no Novo México receber um suposto contato interplanetário, uma série de fatores desencadeia várias intrigas política e pessoais. A história tem uma pegada forte do conflito entre EUA e URSS, afinal, se passa no auge da Guerra Fria.
Já o restante da edição é dedicado às tradicionais “histórias de cortiço” que nos encantaram em Um Contrato Com Deus, primeiro livro da Biblioteca Eisner. Aqui, a vida em comunidade, os conflitos familiares e as banalidades da vida voltam ao primeiro plano. E é justamente essa a nossa face favorita de Eisner, que é brilhante em retratar o ordinário. Em Sete Histórias de Cortiço, Assunto de Família e Pequenos Milagres temos humor, críticas e situações curiosas, que nos fizeram sentir em casa.
Mesmo que tenha um ótimo conteúdo, a edição peca na qualidade gráfica da HQ. Algumas histórias estão com a resolução muito baixa e parecem ter sido impressas fora do padrão habitual (com um aspecto pixelado). É difícil que isso não desloque um pouco o leitor da trama, porque a falha gráfica é realmente muito perceptível.
A Biblioteca Eisner segue sendo um bom compilado da obra do quadrinista. Mas não podemos deixar de ressaltar o fato de que, em O Milagre da Vida, a qualidade dos arquivos deixou a desejar.