24 fevereiro 2023

Bezimena

Por Fora do Plástico

De Nina Bunjevac
224 páginas
Zarabatana Books | 2019
Tradução: Claudio Martini

Nina Bunjevac foge do óbvio e nos atinge em cheio em Bezimena. Sem se ater a um gênero específico, a autora nos convida a acompanhar uma história que é um misto de fantasia, erotismo e suspense. A partir da história de Benny, um jovem nascido em uma família rica, percorremos a mente assustadora de um delinquente sexual. Embora a obra possua cenas eróticas e que podem ser gatilho para algumas pessoas, Nina não normaliza o comportamento do rapaz, mas, sim, coloca o leitor em uma situação desconfortável. A de acompanhar a mente insana de Benny. Em Bezimena, definitivamente, torcemos contra o protagonista.

Diagramado de uma maneira que ainda não havíamos conferido nos quadrinhos, Bezimena é dividido de forma que uma página contenha somente o texto e a seguinte somente a ilustração. Apesar de evitar os requadros tradicionais das HQs, a graphic novel possui um bom ritmo e consegue nos envolver na história. Parte disso se deve ao roteiro bem amarrado de Nina, mas também à arte estupenda da autora.

Criados com base em pontos e hachuras, os painéis da quadrinista são deslumbrantes. Há todo um cuidado com a ambientação e os cenários. Outro detalhe é que seus traços funcionam tanto para a parte mais onírica e mitológica da HQ, em que a obra modernizada do mito de Ártemis e Sipriotes, quanto para a face mais densa envolvendo Benny e sua mente pertubadora.

Ao final, Nina nos presenteia com um posfácio imprescindível. É ali que a história se arremata. Ou melhor, é ali que Bezimena se ressignifica. É impossível fechar o quadrinho sem sentir o impacto que a obra como um todo nos causa.

Uma questão que não poderíamos deixar de mencionar é a necessidade de um informativo na capa e ao início da HQ que aquele material pode conter um gatilho. Tentamos conferir se havia alguma nota da editora, porém não encontramos. De qualquer maneira, a Zarabatana acertou ao trazer ao Brasil essa obra que já foi traduzida para diversas línguas e que nos mostra o quanto os quadrinhos são uma mídia completa.

 

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado