10 setembro 2022

I Am Not Okay With This

Por Fora do Plástico

De Charles Forsman
184 páginas
Skript | 2021
Tradução: Carlos H. Rutz

A adolescência é um período conturbado e desafiador. Todos os fatores internos e externos dessa fase da vida fazem com que sejam comuns casos de depressão e ansiedade entre jovens. Em I Am Not Okay With This, Charles Forsman buscar retratar esse recorte na sociedade contemporânea, através da intensa história de Sydney.

Num formato de diário, acompanhamos episódios da adolescência de Syd: uma jovem muito deprimida, que lida com problemas familiares, incertezas com sua sexualidade, amizades tóxicas e pressão social. Além disso, ela possui poderes psíquicos, o que faz com que, em algumas situações, ela se machuque ou machuque outras pessoas.

Seu pai morreu, sua melhor amiga está apaixonada por um babaca e Syd busca preencher essa angústia, tendo experiências com drogas e sexo. A trama é pesada e, por isso, o aviso de gatilho logo nas primeiras páginas é essencial. O superpoder da protagonista pode ser interpretado como uma metáfora. Bom, isso não fica explícito, mas foi assim que visualizamos esse recurso do autor. Os poderes psíquicos parecem ser uma forma de mostrar como Syd tem a intenção de se ferir e ferir os outros.

O quadrinho traz um olhar cru e realista sobre dilemas da adolescência contemporânea, mas peca no desenvolvimento dos personagens e ritmo de sua história. Charles Forsman deixa algumas lacunas entre os “episódios”, o que poderia ser mais bem aproveitado. Quanto à arte, o traço de Forsman não compromete a história, mas sinceramente também não nos agradou.

I Am Not Okay With This é uma leitura rápida e um tanto angustiante. Publicada no Brasil pela Skript, a obra captura bem o sentimento de ansiedade da juventude atual. Uma boa HQ, mas não recomendada para quem procura por uma história leve.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado