7 abril 2023

Aquele Verão

Por Fora do Plástico

De Mariko Tamaki e Jillian Tamaki
320 páginas
Mino | 2019
Tradução: Dandara Palankof

Com uma narrativa sutil, mas ao mesmo tempo profunda, Aquele Verão das primas, Mariko e Jillian Tamaki, tem a leveza de um filme adolescente. Um quadrinho que nos encantou pela forma delicada como as autoras construíram uma trama tão envolvente, que mesmo sem um clímax, consegue retratar a transição da infância para a adolescência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A história acompanha duas meninas, Rose e Windy, que, ao longo de suas férias de verão, lidam com situações que fazem parte da descoberta da juventude. Aqui vemos aquele momento pelo qual passamos, de querer entender tudo, de buscar o significado de ser uma adolescente. Com poucos momentos dramáticos, o quadrinho pode parecer monótono para um leitor desavisado, mas é no texto espetacular de Mariko que temos o melhor momento do quadrinho. É nele que percebemos as questões que todo jovem tem: as chateações, os medos e, por que não, a vontade de se tornar adulto. As ilustrações de Jillian são incríveis, o seu traço é delicado e vivo, com destaque também para as cores azuis que colaboram para o clima quase nostálgico da HQ.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aquele Verão é um quadrinho que, apesar de parecer ter como público principal as mulheres (uma vez que parte das situações tocam mais intimamente ao público feminino), dialoga bem com os leitores como um todo, afinal todos nós já passamos por uma época de descoberta, de transição. Esse é um grande acerto para o catálogo da editora Mino, uma obra que recorta uma importante fase de vida de qualquer pessoa.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado