3 setembro 2022

Ping Pong

Por Fora do Plástico

De Taiyo Matsumoto
Vol.1 520 páginas / Vol.2 520 páginas
JBC | 2021 – 2022
Tradução: Hiro Tamaki

Definitivamente é impossível reduzir Ping Pong a um mangá esportivo. É uma obra muito maior do que isso. Taiyō Matsumoto usa o tênis de mesa como pano de fundo para trazer histórias sobre o amadurecimento de adolescentes: o que o esporte fez e como mudou a vida de cada um dos personagens ali. Ping Pong é uma jornada existencial, é sobre procurar seu lugar no mundo.

Acompanhamos Peco e Smile, dois amigos de infância, que dividem uma mesma paixão: o ping pong. No entanto, essa é a única coisa em comum entre esses jovens. Eles são personagens totalmente diferentes, não só na forma como lidam com o esporte, mas no dia a dia também. Smile é extremamente introspectivo, com talento natural, mas sem qualquer ambição. Sempre viveu à sombra de Peco, que, por sua vez, quer ser campeão e tem sucesso em tudo. Dois jovens, melhores amigos, duas personalidades tão conflitantes.

Sem revelar muito do roteiro, uma situação faz com que Peco perca seu entusiasmo com o ping pong, enquanto isso, Smile se torna o mais novo sucesso do esporte no Clube. Assim, vamos acompanhando até onde essa amizade vai chegar. E, claro, grandes torneios fazem parte da história.

Por mais que a trama tenha como foco a relação dos dois protagonistas, Matsumoto trabalha bem o elenco. “China”, “Akuma” e “Dragon” são personagens que carregam profundidade. Você percebe o valor do esporte para cada um deles, seus propósitos. Inclusive, um dos grandes charmes deste mangá é que, à medida em que a trama avança, o leitor nota mudanças nas perspectivas dos personagens, na maneira como eles enxergam o que é importante na vida. É tudo muito humano.

A arte de Matsumoto não é convencional e se você nunca leu nada do autor, pode estranhar. Destaque para as ilustrações nas partidas, há muita intensidade e é impressionante como o mangaká consegue te deixar empolgado com elas.

Publicado pela Editora JBC, em duas partes, Ping Pong é uma leitura que impressiona. Uma visão sobre sucesso, talento e destino.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado