8 setembro 2022

Solanin

Por Fora do Plástico

De Inio Asano
Vol. 216 páginas / Vol.2 224 páginas
‎ L&PM | 2011
Tradução: Adriana Kazue Sada

Um retrato fiel e espirituoso da juventude, em um mangá que, propositalmente, te deixa desconfortável e apreensivo ao longo da leitura. Inio Asano provavelmente é um dos autores que melhor representa em suas histórias como a atual geração de jovens se comporta. Em Solanin você vai encontrar uma de suas melhores obras e, sem dúvidas, a mais concisa.

A história é contada a partir da perspectiva de Meiko, uma jovem que está em um relacionamento há anos com Taneda. Ambos com 20 e poucos anos, eles lutam pra sobreviver depois de se formar na universidade. Cheios de conflitos internos e inseguranças, os dois precisam lidar com as dores que enfrentamos no amadurecimento, na transição para a vida adulta. É importante destacar que a música desempenha um papel central na história e é interessante perceber como ela percorre a vida dos personagens, em diferentes momentos. Apesar de dramática e muitas vezes cruel com o leitor, a HQ ainda traz uma mensagem esperançosa.

Asano é extremamente eficiente ao retratar a transição da juventude para a vida adulta. Sem florear, sem o vício da vida perfeita e feliz. Solanin é um mangá cru e pé no chão, com uma trama muito profunda. É difícil descrever a história, porque é uma obra que fala sobre as escolhas da vida, um quadrinho com o qual você certamente irá se identificar. O eu quero da minha vida? O que os outros esperam de mim? Perguntas que com certeza já passaram pela sua cabeça.

Os desenhos são incríveis, com a pegada realista que já conhecemos de Boa Noite Punpun. O que deixa a desejar é a edição da L&PM Editores. Uma edição pocket, muito aquém do que o gibi merecia.

Solanin é uma leitura que vai ficar na sua cabeça por dias. Uma história muito bem escrita e desenhada, que trata os personagens de maneira real, com uma sensibilidade impressionante.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado