19 outubro 2022

Além de Palomar

Por Fora do Plástico

De Gilbert Hernandez
256 páginas
Veneta | 2020
Tradução: Cris Siqueira 

Além de Palomar, como o próprio nome denota, de Gilbert Hernandez, é um volume focado em eventos que acontecem fora da cidadezinha onde se passa Sopa de Lágrimas e Diastrofismo Humano, todos publicados aqui pela editora Veneta. Aqui, vamos ao passado de Maria, a mãe de Luba, e da própria Luba para entender um pouco dos caminhos que a levaram até a pequena e calorenta cidade mexicana. Com duas histórias mais longas, esse é um volume menos episódico e, talvez, por isso, nos pareceu o mais lento da série até aqui.

Somos apresentados a diversos personagens que não conhecíamos até então. A história segue cativante, mantendo os bons diálogos e muitos acontecimentos como característica. No entanto, dessa vez sentimos dificuldade em associar os personagens à medida que a trama se desenvolvia. O roteiro de Hernandez pareceu até confuso algumas vezes, mas pudemos perceber, com o desenrolar dos fatos, que entenderíamos a não linearidade da história. Há aqui discussões em segundo plano sobre a liberdade sexual feminina e o machismo estrutural da sociedade.

Assim como as histórias ambientadas em Palomar, os muitos personagens são bem explorados aqui. Dá para perceber que há um fio narrativo que conecta aquelas pessoas, mesmo que muitas vezes ele pareça um novelo de lã emaranhado. O traço é às vezes inconstante, com descuidos (até propositais) quanto às proporções dos corpos.

Gilbert Hernandez sabe nos encantar com sua narrativa que flerta com o realismo mágico. Este não é nosso momento preferido da série, mas não deixa de ser uma história bem contada, que expande o universo de Palomar para muito além dos limites da cidadezinha.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado