10 setembro 2022

Luba e sua Família

Por Fora do Plástico

De Gilbert Hernandez
232 páginas
Veneta | 2021
Tradução: Cris Siqueira

Somos apaixonados pelo universo que Gilbert Hernandez criou em suas histórias sobre Palomar. Desde Sopa de Lágrimas, vamos acompanhando personagens diversos, sempre ligados entre si, em um emaranhado que reúne laços de sangue, amizade, vizinhança ou relacionamentos. O quarto livro da série, Luba e Sua Família, compila histórias ambientadas fora de Palomar, mas com personagens que têm suas origens na cidadezinha latino-americana. Apesar de nos sentirmos familiarizados com a maneira como Hernandez conta suas histórias, esta edição não nos empolgou como as anteriores.

Para quem já está íntimo de Luba e sua trajetória (abordada principalmente no volume anterior, Além de Palomar), a HQ expande nossa relação com os membros de sua família. Passamos a conhecer melhor suas irmãs Fritz e Petra, além de sua sobrinha, Vênus, que rouba a cena aqui. Mesmo em histórias curtas, Hernandez sempre apresenta (e retoma) muitos personagens, relembra situações de volumes anteriores e traz os habituais elementos fantasiosos. Sem contar também com os momentos bizarros, críticas sociais e anedotas.

Ver o mundo dos adultos pelos olhos de Vênus, a narradora de vários dos episódios, é muito divertido, no entanto, sentimos que algumas dessas histórias pareciam desconexas. De certa forma, falta clareza na narrativa. Há ótimas passagens nesta edição, mas a quantidade de tramas esquecíveis acaba sendo superior. Hernandez não deixa Luba de lado, mas ela não é uma grande protagonista nesta edição, o que é uma pena. Na arte, o quadrinista segue fazendo um belo contraste entre preto e branco.

Mesmo que não tenha nos envolvido, Luba e Sua Família é uma trama que nos leva de volta à aura insana de Palomar. É interessante perceber que Hernandez vai evoluindo os temas das tramas, à medida que o tempo passa. Ainda há muitos personagens para explorar e histórias loucas para contar. Vamos ver o que vem em seguida!

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado