De Ed Brubaker e Sean Phillips
Série completa: 744 páginas (Vol.1 312 páginas e Vol.2 432 páginas)
Mino | 2024
Tradução: Dandara Palankof
Superando parcialmente o universo habitual da dupla, Ed Brubaker e Sean Phillips se aventuram pelo terror lovecraftiano e o misticismo em Fatale. Mesmo expandindo o repertório, quem já conhece os trabalhos de ambos também vai se sentir em casa: crime, suspense e mistério, todos aqueles códigos que fazem parte da engrenagem das HQs da dupla estão presentes nesta série, completa em dois volumes.
Fatale é uma história que se desenvolve em diferentes épocas, mas que tem como fio condutor a femme fatale Josephine. Sedutora, misteriosa, manipuladora, mas também uma vítima. Por uma razão desconhecida, ela é imortal, e essa maldição acaba causando danos a ela e às pessoas que cruzam o seu caminho. Isso porque um culto secreto vive a perseguindo a eras, em um jogo violento de gato e rato. Assim, os mistérios que cercam nossa protagonista são gradualmente esclarecidos com a história se movendo para frente e para trás, ao mesmo tempo em que o leitor tem a sensação de que o pior ainda está por vir.
Nem é preciso dizer que a mistura entre gêneros deu muito certo. Brubaker e Phillips dão credibilidade ao que é estranho e trazem uma dimensão sobrenatural aos vários mistérios que apresentam. No que desvia de outras criações da dupla, Fatale explora o terror lovecraftiano apresentando criaturas monstruosas, além de elementos que mexem com a obsessão e a sanidade humana.
Como de costume nas séries dos autores, é preciso ter calma com a construção da trama. O início de Fatale pode parecer confuso com as linhas temporais, mas no desenrolar da história, o Brubaker vai amarrando as narrativas, à medida em que desenvolve seus personagens, sempre muito convincentes.
O desenho de Sean Phillips está em sintonia com o roteiro: um ambiente sombrio e obscuro, que, lisérgico quando necessário devido ao tom cósmico do roteiro. Quanto à colorização, Dave Stewart e Elizabeth Breitweiser fazem também um ótimo trabalho.
Publicado pela Mino, Fatale é uma mistura deliciosa que mantém o leitor refém durante os dois volumes. Mais uma HQ que confirma a força de Ed Brubaker e Sean Phillips e a posição inquestionável entre os melhores criadores da atualidade.