3 setembro 2022

Fade Out

Por Fora do Plástico

De Ed Brubaker e Sean Phillips
400 páginas
Mino | 2022
Tradução: Dandara Palankof

Fade Out nos transporta à Hollywood do final da década de 1940. Ed Brubaker e Sean Phillips criam uma trama poderosa para quem gosta dos bastidores da indústria do cinema, trazendo o lado sombrio que a rodeia. Vaidade, corrupção, jogo de poder e intriga são vistos neste thriller noir, que é ambientado no pós-Segunda Guerra Mundial. Uma época violenta, em que existia uma “caça às bruxas” aos simpatizantes comunistas, com infiltrados da polícia norte-americana nos estúdios cinematográficos.

Seguimos Charlie Parrish, um roteirista de sucesso, que desde seu retorno da guerra, vive uma crise criativa e tem tido o álcool como companheiro. Certo dia, ele acorda de ressaca, com a estrela do estúdio para qual trabalha morta no cômodo ao lado. Sem sucesso, ele tenta relembrar o que aconteceu na noite passada. Assustado ao perceber que a jovem havia sido estrangulada, Charlie foge e com ajuda do seu melhor amigo Gil, ele vai investigar o que aconteceu naquela noite.

O início tem desenvolvimento lento e, honestamente, demoramos a “entrar” na trama. São muitos personagens e mudanças de foco, que só vão fazer sentido no decorrer da leitura. Por isso, pelo início devagar, totalmente intencional, Fade Out requer paciência do leitor, porque o que vem a seguir vale a pena. Quando o quebra-cabeças começa a se encaixar, você já está completamente vendido ao quadrinho. Vale destacar o rol de personagens criados pelos autores, protagonistas e coadjuvantes críveis e bem trabalhados.

Para além do plot de investigação, ao longo do quadrinho, o leitor acompanha os bastidores de Hollywood. Você vai mergulhar em um período de opressão, também repleto de glamour, festas e segredos.

Sean Phillips cria uma atmosfera elegante. Cada detalhe da arte, os enquadramentos, tudo é de encher os olhos. Mérito também das cores de Elizabeth Breitweiser que fortalecem o tom noir, com cores escuras em contraste com o brilho hollywoodiano.

Fade Out é realmente tudo aquilo que dizem. Uma experiência de leitura incrível, que por trás de um ótimo suspense tem todo um conteúdo histórico e político. Uma história temporalmente distante, mas próxima e familiar ao mesmo tempo.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado