Quem acha que o italiano Milo Manara é um quadrinista que se limita apenas a histórias eróticas está enganado. “Odisseias Iniciáticas”, o próximo lançamento da Comix Zone, traz um lado diferente do consagrado autor. Compilando “O Homem das Neves” e “O Homem de Papel”, duas histórias inéditas no Brasil, a obra se insere no gênero de aventura/faroeste.
“O Homem das Neves”, publicado originalmente em 1978, pela Sergio Bonelli Editore, traz uma colaboração com o roteirista Alfredo Castelli, conhecido por ser o criador de Martin Mystère. A história faz parte da coleção “Um Homem, Uma Aventura”, que foi lançada entre 1976 e 1980, quando a editora italiana publicou 30 volumes de histórias fechadas, com temas diversos e total liberdade criativa para os artistas envolvidos.
Na trama, a notícia da primeira aparição do Homem das Neves chega a Londres, onde é divulgada mundialmente. O jornalista Kenneth Tobey está cético, mas quando o velho explorador Waddel aparece em seu escritório, a dúvida sobre a existência do ser folclórico surge. Tobey começa a investigar na biblioteca e descobre que há relatos de vários viajantes. Poucos meses depois, é organizada uma expedição, em que ele se junta para documentar e secretamente descobrir mais sobre o Homem das Neves.
Já “O Homem de Papel” é uma HQ serializada originalmente na lendária revista Pilote, em seu período de publicação pela editora francesa Dargaud, em 1982. Na história, um jovem viaja a cavalo para se juntar a sua amada. Ao parar, ele encontrou um velho soldado inglês e os dois decidiram percorrer um longo caminho juntos.
“Odisseias Iniciáticas” tem previsão de lançamento para junho e já está em pré-venda. Esta é a segunda publicação de Milo Manara pela Comix Zone, em 2024. A editora publicou, em fevereiro, “O Perfume do Invisível”, obra que segue o gênero erótico pelo qual o quadrinista ficou famoso.
Vale dizer que editora Record lançou no ano passado o primeiro volume de “O Nome da Rosa”, HQ que adapta a obra de Umberto Eco.