Na véspera de sua publicação no Brasil, “O Abismo do Esquecimento”, o mais recente quadrinho de Paco Roca, desta vez em colaboração com o jornalista Rodrigo Terrasa que também assina o roteiro, chegou a sua terceira tiragem na Espanha.
Publicado pela Astiberri, o quadrinho foi lançado em dezembro e sua tiragem inicial de 40 mil exemplares esgotou pouco mais de um mês depois de ter sido colocada à venda. Agora, em abril, a editora espanhola já está em sua terceira impressão.
Quanto ao Brasil, a previsão da Devir é de que os leitores terão em mãos a edição brasileira no fim de maio.
“O Abismo do Esquecimento” busca resgatar a história das dezenas de milhares de espanhóis que foram retaliados violentamente após o fim da Guerra Civil Espanhola, examinando as atrocidades e as agonias geracionais que infligiram, e continuam a infligir, às famílias dos mortos.
Pouco tempo de publicação e a HQ já foi laureada em dois importantes prêmios na Espanha. Foi eleita a melhor obra nacional no Prêmio ACDCómic, concedido pela Associação de Críticos e Divulgadores de Quadrinhos da Espanha, e também venceu o Prêmio Antifaz do Salón del Cómic de Valencia, na categoria melhor quadrinho nacional. Além disso, está entre as obras indicadas na categoria melhor obra de autoria espanhola do Cómic Barcelona, antes chamado de Salón Internacional del Cómic de Barcelona, o prêmio mais relevante do país.
Histórico de publicações no Brasil
O quadrinista espanhol foi apresentado aos leitores brasileiros em 2017, pela Devir, com “Rugas”. De lá pra cá, contando com “O Abismo do Esquecimento”, já foram cinco publicações: “A Casa” (2021), “Regresso ao Éden” (2022), “Acasos do Destino” (2022) e “Filhos de Alhambra: As viagens de Alexandre Ícaro” (2023). Todas publicadas pela Devir, com exceção de “Filhos de Alhambra”.