9 janeiro 2023

Acasos do Destino

Por Fora do Plástico

De Paco Roca
352 páginas
Devir | 2022
Tradução: Jana Bianchi

Acasos do Destino é uma somatória das melhores habilidades que conhecemos de Paco Roca. Nessa ficção histórica – precisa nos detalhes e fatos, mas com as liberdades empolgantes das ficções – o espanhol investiga a célebre companhia La Nueve. Se uma das marcas registradas do quadrinista é abordar a memória, este é o tema que percorre o livro, com um valor simbólico extra. Se Roca é um ótimo contador de histórias, aqui temos um enredo que entrega drama, ação e dinamismo na mesma proporção.

A História é feita também de esquecimentos. E é isso que Roca combate, quando decide investigar a pouco conhecida companhia composta por soldados republicanos espanhóis, que colaboraram na libertação de Paris ocupada pelos alemães. O autor se insere no quadrinho, em busca de Miguel Ruiz, um dos poucos sobreviventes da La Nueve. Miguel de fato existiu, mas os seus encontros com Paco Roca e parte de suas memórias são ficção. É que Roca transformou esse senhor rabugento exilado na França em uma figura que centraliza as histórias reais de muitos combatentes espanhóis que, após lutarem contra Franco, se reuniram para derrubar Hitler.

Em conversas que inicialmente parecem incômodas, Miguel relembra o pós-Guerra Civil Espanhola e os caminhos que levaram a La Nueve a ser a primeira a chegar a Paris. Entre flashbacks e o presente, vemos se desenvolver uma trama que não perde de vista a guerra, mas não se torna apenas sobre ela. É uma história centrada na resistência ao fascismo, no presente ou no passado.

A arte do espanhol parece um pouco imprópria para um quadrinho que precisa retratar batalhas, mas o quadrinista consegue se sair bem, dando às cenas a sua identidade. O grande destaque na arte é trazer o presente em preto e branco, enquanto o passado está em cores. Um recurso narrativo que subverte o que estamos habituados: um esmaecimento lógico das memórias. Aqui, é no passado que Miguel está mais vivo.

Publicado pela Devir, como as demais obras do autor, Acasos do Destino é para apaixonados por História e também por boas histórias. Com uma fluência impressionante e muito respeito pela trajetória dos soldados republicanos, Roca nos encantou mais uma vez.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado