14 setembro 2022

A Casa

Por Fora do Plástico

De Paco Roca
136 páginas
Devir | 2021
Tradução: Jana Bianchi

A Casa é uma visão poética sobre a vida real. O quadrinho de Paco Roca, recém lançado pela editora Devir, compartilha com o leitor memórias de uma família enfrentando o luto. Após a morte do pai, três irmãos precisam organizar a casa de verão da família para, depois, vendê-la. Lá, eles relembram a infância e os momentos que passaram com o pai.

Com traços autobiográficos, a história nos leva para perto desses três irmãos. É curioso perceber como a casa traz memórias diferentes para cada um deles e os choques e conflitos que isso provoca. Apesar de ser sensível e emocionante, este não é um quadrinho sobre relações familiares perfeitas. Paco Roca consegue trazer uma história delicada, porém, muito realista, mostrando que as histórias bonitas são aquelas que mostram a vida como ela realmente é.

A Casa se torna uma HQ memorável justamente por trazer na narrativa visual os sentimentos que o quadrinho transborda. Presente e passado se mesclam nas páginas de Roca, que usa principalmente as cores como recurso para fazer a passagem do tempo. A poesia da história está nos detalhes, nos quadros que nos fazem sentir os cheiros, os barulhos, o clima… Ou seja, que nos transportam para aquele lugar.

A Casa não é somente uma bela história, é também um belo exercício narrativo na mídia de quadrinhos. Uma HQ com uma temática universal, que nos leva a pensar nas nossas origens, nos laços familiares, na finitude das coisas. Porém, ao mesmo tempo, A Casa nos lembra que, acima de tudo isso, resiste a memória.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado