24 novembro 2022

Batman: O Mundo

Por Fora do Plástico

De vários artistas
184 páginas
Panini Comics | 2021
Tradução: Mario Luiz C. Barroso

A proposta de Batman: O Mundo é, por si só, muito promissora. Conferir histórias de quadrinistas de 14 países distintos e suas visões do Batman é uma ideia atrativa. O resultado, no entanto, é menos diverso do que imaginávamos. Estados Unidos, França, Espanha, Itália, Alemanha, República Tcheca, Rússia, Turquia, Polônia, México, Brasil, Coreia do Sul, China e Japão são representados por histórias curtas, de cerca de 20 páginas e, talvez justamente por isso, poucas se destacam.

Mesmo que busquem trazer elementos culturais, históricos ou geográficos para suas tramas, boa parte dos autores de Batman: O Mundo pouco fogem do tradicional. É possível notar que alguns usam o Batman quase como uma figura messiânica, enquanto outros propõem um debate mais interessante sobre o papel do herói, mesmo que as páginas sejam insuficientes para dar mais profundidade.

Os destaques estão nos quadrinhos da Espanha, em que Paco Roca nos leva às férias de Bruce Wayne; França, em que Mathieu Gabella e Thierry Martin trazem Batman e Mulher-Gato para o Louvre, com um plano curioso; Rússia, uma história em que o Batman não é o protagonista, mas que reflete sobre a mudança de tom do herói ao longo dos anos, assinada por Kirill Kututzov, Egor Prutov e Natalia Zaidova; Itália, também uma trama mais ousada e que usa bem suas poucas páginas, autoria de Alessandro Bilotta, Nicola Mari e Giovanna Miro. E, por fim, a história brasileira, de Carlos Estefan, Pedro Mauro e Fabi Marques, a mais política do álbum e que conversa bem tanto com o público brasileiro quanto com o estrangeiro. Outras histórias também têm seus bons momentos, às vezes no texto, às vezes na arte, mas seguem uma espécie de fórmula.

Sem dúvidas, o resultado de Batman: O Mundo é bem menos inventivo do que a sua proposta inicial. É possível encontrar boas histórias, outras medianas e também aquelas completamente esquecíveis. O que, de forma alguma, tira o mérito de iniciativas do tipo, só é necessário medir as expectativas.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado