De Kevin Eastman e Peter Laird
276 páginas
Pipoca & Nanquim | 2020
Tradução: Jeremias Giacomo
O segundo volume da Coleção Clássica das Tartarugas Ninja, publicado no Brasil pela Pipoca & Nanquim, é uma edição melhor do que a anterior. Kevin Eastman e Peter Laird produziram histórias com mais fôlego, que desenvolvem melhor seus personagens e garantem muita diversão, mesmo com o roteiro mantendo certa ingenuidade, já vista no primeiro volume.
A HQ compila histórias fechadas de Donatello, Michelangelo e Leonardo. Destaque especial para este one-shot do Michelangelo, que conta com uma trama divertida e ao mesmo tempo dramática. Além disso, neste encadernado, a dupla homenageia Jack Kirby, ídolo declarado dos autores. Temos também outras duas histórias que nos envolveram, o crossover com o Cerebus, personagem que até então desconhecíamos, e o retorno inesperado de um grande vilão.
Apesar do foco da coleção ser as histórias das Tartarugas Ninja, conhecer os bastidores e o que se passava na cabeça de Laird e Eastman durante a criação daquelas histórias é o ápice da série. Por meio de anotações no fim de cada capítulo, os autores comentam a história e é muito divertido ver como as coisas acontecem.
Elementos nostálgicos, arte underground e trama divertida. Tartarugas Ninja é uma coleção para ser lida de forma despretensiosa. Uma série em quadrinhos que já tinha o nosso interesse, mas que nesta edição conquistou, de vez, o nosso carinho.