De Bianca Pinheiro e Greg Stella
104 páginas
Pipoca & Nanquim | 2019
Sob o Solo de Bianca Pinheiro e Greg Stella é uma história sobre guerras, mas também sobre as relações humanas, nossas inseguranças, medos e paranóias. Com uma arte minimalista, reduzida a traços simples, como bonequinhos de palito, os autores mergulham na alma de dois soldados desconhecidos, alojados em um bunker.
O anonimato desses personagens (destacada tanto no roteiro quanto na arte) é quase um símbolo da guerra que os cerca, onde homens viram números. Mas também pode ser interpretado como uma forma de falar sobre cada um de nós, afinal, parte dos dilemas abordados em Sob o Solo são dramas pelos quais passamos inevitavelmente.
A forma como Greg e Bianca escrevem o roteiro é muito versátil, com ótimos diálogos. Ao decorrer da história, imaginamos se haveria uma reviravolta, o que também pode ter gerado expectativas em outros leitores. Em resumo, essa é uma trama que costura pensamentos, dúvidas e ilusões, nos fazendo refletir sobre as barbaridades de uma guerra.
Esse é o primeiro quadrinho que conferimos do Selo Original Pipoca & Nanquim que, com certeza, foi um acerto da editora. Trazer nomes como Bianca e Greg só completa o catálogo da editora, além de contribuir para o cenário nacional.