21 fevereiro 2023

Silvestre

Por Fora do Plástico

De Wagner Willian
192 páginas
DarkSide Books | 2019

Silvestre é uma solução nova para um dilema antigo e que ao longo da existência humana vem sendo revisitado: a relação entre homem e natureza. No quadrinho de Wagner Willian, lançado pela Darkside Books, o autor utiliza da figura de um velho caçador para nos guiar em uma viagem alucinante pelos mitos da floresta. Qual floresta? Toda e qualquer uma floresta do mundo. Aqui, ouvimos a voz das metáforas e da fantasia, ou seja, esta é uma HQ com muito espaço para a subjetividade.

Wagner Willian é conhecido por sempre flertar com o fantástico. Dessa vez, por meio de um roteiro que brinca com as palavras e suas formas, ele intensifica nosso processo de imersão ao criar o ambiente perfeito para aquela realidade (ou realidades). No início, a trama parece ser sobre o caçador e sua luta contra o peso do tempo. No entanto, a partir do momento em que o homem decide preparar uma torta (com a tradicional receita que sua esposa usava) a história muda de rumo e ganha contornos sobrenaturais. O cheiro que sai do forno se espalha entre as árvores e atrai os mais curiosos seres para o jantar. Entre lendas e divindades, o homem parece viver um delírio e nos carrega consigo.

Visualmente, Silvestre é uma obra de arte. Diverso nos traços e técnicas, Wagner William presenteia o leitor com uma obra que é mais visual do que verbal. As belas ilustrações nos conduzem pela trama e a fazem ganhar um tom quase de conto de fadas.

Este é um quadrinho em que cada um deve tecer suas próprias conclusões. Para nós, Silvestre é uma obra que se destaca pela ousadia e pelo belo casamento entre arte e roteiro.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado