[Especial]

Shintaro Kago é o novo Junji Ito das editoras brasileiras?

20 abril 2024
Por Fora do Plástico

Celebrado mangaká do ero guro, movimento artístico que começou na década de 1930 que combina erotismo e o grotesco, Shintaro Kago nasceu em Tóquio em 1969. Seu trabalho tende a misturar esses elementos com o humor nonsense e o surrealismo. No Brasil, ele deixou de ser inédito em 2020, com a publicação do primeiro volume de “Dementia 21”, pela Todavia.

Pouco se sabe sobre sua vida. Assim como muitos mangakás, Kago é bem reservado e concede poucas entrevistas. Em uma delas, ele se autodenominou “artista bizarro do mangá”. Inventivo com suas ilustrações psicodélicas, que provocam tanto espanto quanto desconforto, o autor tem um controle narrativo impressionante e ainda mescla, em alguns dos seus mangás, seu estilo a temas socialmente relevantes. O resultado é sensível, mas sem deixar o tom absurdo de lado. Fica na fronteira entre uma sátira ácida e um humor maluco.

Três anos depois de sua primeira publicação no Brasil, a Todavia lançou o segundo (e último) volume da coleção Dementia 21, em 2023. De lá pra cá, parece que o autor pode ter se tornado o novo queridinho do terror das editoras brasileiras.

Algo não muito diferente do início do fenômeno Junji Ito, no Brasil, há alguns anos. A aposta em nomes como Shintaro Kago é uma consequência da boa recepção do horror japonês pelos leitores brasileiros.

Quadrinhos de Shintaro Kago publicados por aqui:

Dementia 21

2 volumes, Todavia

Yukie é a mais bem avaliada cuidadora de idosos da Green Net. Seus clientes são atendidos com paciência e dedicação, conforme ela serve sopas, dá remédios e faz companhia a senhoras e senhores que, a princípio, seguem uma rotina tranquila. Porém, o que parece ser um trabalho simples se transforma rapidamente num pesadelo surreal que vai pôr à prova a inteligência e a dedicação da cuidadora.

A Grande Invasão Mongol

Volume único, NewPOP

Este é um mundo alternativo onde existem “gigantes” que são utilizados como ferramentas pela humanidade. Tudo começou com as invasões mongóis e sua existência se tornou decisiva nos grandes momentos históricos.

Pedacinhos

Volume único, DarkSide Books

Uma série de assassinatos assusta os moradores de uma região de Tóquio onde são encontradas mulheres com os corpos divididos ao meio. O mangá se desenrola em meio a esses misteriosos assassinatos, alternando duas narrativas paralelas: episódios ficcionais que se entrelaçam com a própria vida do mangaká.

A Princesa do Castelo Sem Fim

Volume único, Pipoca & Nanquim
(Previsto para Julho)

A história do Japão medieval está repleta de momentos-chave que fizeram com que os senhores da guerra e as pessoas que os seguiram tomassem rumos radicais. E se cada uma das possíveis direções e escolhas existissem em mundos paralelos? Qual realidade teria precedência sobre as outras?

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado