9 outubro 2022

Calafrios

Por Fora do Plástico

De Junji Ito
412 páginas
Pipoca & Nanquim | 2022
Tradução: Drik Sada

Junji Ito é um fenômeno quando se trata de terror. Do início de 2021 pra cá, seus mangás têm sido cada vez mais publicados no Brasil e, diante disso, perguntas como “por qual começar?” são cada vez mais comuns. Se você procura um gibi para conhecer o universo de Ito, Calafrios é a porta de entrada perfeita. A melhor disponível no mercado brasileiro, até o momento.

Nesta coletânea de 10 contos, Junji Ito traz histórias com o horror aparecendo em diferentes formas. Temos possessão, força maligna, objetos que corrompem e outros elementos bizarros, que demonstram a imaginação rica do autor. É impressionante a capacidade do mangaká de pegar um elemento simples, como o sonho ou o óleo, por exemplo, e torná-lo assustador.

Descrita como a primeira parte de uma coleção de contos favoritos do autor, Calafrios tem breves comentários no fim de cada história, nos quais Ito explica o que o inspirou. Além de extras com esboços e informações complementares.

 

A obra vai direto ao ponto. A leitura é rápida e nem um pouco tediosa. Inclusive, o formato de contos curtos, com diferentes situações, privilegia o trabalho de Ito, uma vez que a nossa principal crítica a sua obra é a repetição. Em alguns livros o autor estica tanto em um conceito macabro, que acaba tornando a leitura cansativa.

Em relação à arte, Ito impressiona com detalhes nas representações corporais grotescas. Não é raro que as ilustrações aqui causem desconforto. A ambientação também tem seu destaque. Por outro lado, a fisionomia dos personagens deixa a desejar, pelos rostos bem parecidos.

Junji Ito não é chamado de mestre do horror no Japão sem motivos, e Calafrios é uma excelente oportunidade para o leitor descobrir esse mundo assustador. Publicada pela Pipoca & Nanquim, temos aqui uma excelente amostra das insanidades que Ito tem a oferecer.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado