14 outubro 2023

Salem

Por Fora do Plástico

De Thomas Gilbert
200 páginas
DarkSide Books | 2023
Tradução: Aline Zouvi

A partir de um evento histórico famoso, Salem conta uma história sobre meninas que se tornam bruxas, sob o olhar popular. O quadrinista francês Thomas Gilbert não conta o que realmente aconteceu na Nova Inglaterra, entre os anos de 1693 e 1694. Com a ficção, ele ganha liberdade para explorar um olhar que não se volta apenas para os julgamentos das chamadas Bruxas de Salém, e sim para o que levou a eles, com personagens que, apesar de reais, ganham personalidade e novos caminhos neste quadrinho.

A pequena vila de Salém está aterrorizada por pequenos eventos, todos aparentemente obra demoníaca. O medo se intensifica a cada sermão acalorado do reverendo Parris, afinal, ele é a maior autoridade ali. De espírito livre, a jovem Abigail Williams percebe o quanto a comunidade se fecha cada vez mais, quase em um delírio coletivo. Durante a leitura já sabemos o resultado disso e quem será o bode expiatório, mas Gilbert tem como sua maior aliada a tensão que consegue criar. Seja na sequência de eventos, que só evidenciam o quanto as pessoas temiam que o diabo estivesse mesmo rondando Salém, ou na diagramação das páginas e no uso do enquadramento.

O quadrinista faz escolhas que humanizam as meninas e dá quase um tom adolescente moderno a elas. Isso gera um estranhamento, porque pode, sim, soar anacrônico. No entanto, nada disso é suficiente para nos tirar da história. O universo de Salem é tão bem construído, que somos automaticamente transportados para aquele período, desde a primeira página.

Parte dessa imersão vem da arte magnífica de Thomas Gilbert. Ele usa perfeitamente as cores para criar emoções e ainda brinca com figuras do imaginário cristão, em cenas que beiram o horror. Seu cuidado com a ambientação é visto nos detalhes das roupas, das casas e cenários em geral.

Publicado pela DarkSide Books, Salem pode não ser um trabalho que segue à risca o que conta a história, mas esta HQ mais ganha do que perde com isso. Com as liberdades que toma, Gilbert entrega uma história que envolve e tensiona, sem perder de vista o fato que tem nas mãos.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado