3 maio 2023

Cartilagem

Por Fora do Plástico

De Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo e Guazzelli
192 páginas
DarkSide Books | 2022

Trazendo a ignorância, o medo e a crendice popular como temas chaves, a HQ Cartilagem, publicada pela DarkSide Books, mostra como a chegada de dois meninos siameses, Marcos e Mateus, abala a pequena Ilha de Santa Catarina, no final do Século XIX. Com roteiros de Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo, além dos desenhos de Guazzelli, o quadrinho é um drama pungente, cheio de nuances, que vai da intolerância ao amor, em uma história que apesar da época soa um tanto familiar.

Isabel está grávida. A gestação é misteriosa e tem levantado boatos pela vila. Miguel, seu parceiro, não lida muito bem com isso e acredita que sua vida extraconjugal pode ter relação com o sofrimento da mulher. Mas, ao mesmo tempo, ele não muda seus hábitos. O parto é complicado, a mãe não resiste e dois bebês ligados entre si nascem. Como se já não bastassem as fofocas em torno da gravidez, a condição das crianças é fagulha para a condenação pública e muitos outros problemas.

Assim, vamos acompanhar Marcos e Mateus tentando levar a vida nesta comunidade, que os enxergam como aberrações, filhos da bruxaria ou heranças demoníacas. Os garotos vão viver rodeados pela rejeição e pelo preconceito, muito alimentados pelas superstições e crenças religiosas dos habitantes. Mesmo refletindo sobre um outro tempo, a HQ ressoa em um cenário atual.

O visual em preto e branco é muito eficiente para o tom de realismo fantástico que a história pincela. No entanto, é inevitável mencionar como o traço de Guazzelli pode confundir o leitor, na divisão dos tempos e na aparência dos personagens, pelos rostos parecidos.

Cartilagem é reflexivo e filosófico, embora o roteiro seja bastante direto em sua proposta. Um quadrinho que merece releituras e traz reflexões muito interessantes sobre a religiosidade, o embate com a ciência, o fanatismo e as consequências que se entranham na sociedade.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado