Rua

2 janeiro 2023

De Rapha Pinheiro e Renan Lino
192 páginas
Universo Guará | 2022

A proposta de Rapha Pinheiro em Rua é nítida e bem executada pelo autor. Em crônicas curtas que se alternam, o quadrinista nos leva a conhecer um pouco da vida dos moradores de uma rua no Rio de Janeiro. São histórias distintas entre si, que carregam pequenos conflitos, todas ambientadas nesse mesmo espaço geográfico.

Duas irmãs estão sempre em desacordo, enquanto precisam cuidar da mãe idosa; um jovem artista busca um caminho para si, após o término de um relacionamento; um homem deixa a casa dos pais por diferenças irreconciliáveis e um menino trabalha vendendo doces no semáforo, escondido de sua mãe que, por sua vez, busca um emprego. Nos tornamos observadores dessas quatro histórias e de seus desdobramentos.

Os diálogos são bem fluidos, embora a orientação de alguns balões possa gerar uma leve distração do fluxo de leitura. A alternância de capítulos, em que cada um reflete uma das crônicas, é ótima para a progressão da leitura e não deixa tão nítido que algumas dessas histórias são mais potentes que outras, na nossa visão. É justamente quando se centra na invisibilidade do outro, a partir da figura do gari responsável pela limpeza da rua onde a obra é ambientada, que a HQ encontra sua melhor face. Assim, temos uma quinta história, que perpassa as outras.

Além de Rapha Pinheiro na arte, a HQ conta com aguadas de Renan Lino, que colabora principalmente para a profundidade das cenas. Em alguns momentos, devido ao traço mais esboçado, propositalmente descompromissado, de Rapha as feições dos personagens podem parecer pouco expressivas, enquanto os ambientes e a arquitetura sempre são bem trabalhados.

Publicado pela Universo Guará, Rua é um quadrinho que se concentra no cotidiano e por isso se torna identificável. Apesar de desfechos aparentemente simples para alguns dos dilemas propostos, a obra soa madura com a sua conclusão unificada, apostando naquela quinta história: a melhor delas.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado