7 setembro 2022

Crisálida

Por Fora do Plástico

De Vinicius Velo
240 páginas
Universo Guará | 2021

Crisálida é um quadrinho que escancara uma realidade nua e crua que está em nossa volta, o preconceito. No entanto, a HQ de Vinicius Velo, publicada pela Universo Guará, é também sobre esperança e amor. Temos um verdadeiro exercício de empatia aqui, que nos faz repensar a vida e nos coloca no lugar do outro.

A obra segue a história de Ana, uma criança negra, de cinco anos, que vai morar com o avô Cássio, um homem branco, extremamente conservador, preconceituoso e intolerante. Tudo acontece após seu filho Pedro, com quem não falava há anos, precisar ser internado para realizar um tratamento. Assim, a partir dessa convivência entre avô e neta, vamos acompanhando o desabrochar de uma relação de amor e aprendizado.

Velo usa uma proposta de trama clichê – em uma pessoa mais velha, de “cabeça dura”, aprende com uma mais jovem – mas não se prende a ela. O desenrolar da história é natural e mesmo trazendo um tema sério, a abordagem não é panfletária ou forçada. É tudo feito com delicadeza, sensibilidade e emoção.

Além da capa maravilhosa, os desenhos da HQ são bem bonitos. Destaque para as expressões, os olhares e os sorrisos. No entanto, teve um ponto que nos chamou atenção, em uma HQ com tão poucos personagens, dois dos que mais aparecem na história são bastante parecidos entre si.

Através do contato com uma criança inocente, o autor coloca Cássio e o leitor para refletir sobre seu preconceito. Essa é uma das riquezas dos quadrinhos. Nos presentear com obras provocativas, que tratam de questões que alguns preferem ignorar ou tratar com ignorância.

Crisálida é tocante. Não é um quadrinho que te faz chorar, este é o tipo de obra que deixa um sentimento preso na garganta. Afinal, quantos “Cássios” temos por aí? Esperamos que, assim como o da história, eles consigam desenvolver essa empatia.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado