22 outubro 2022

Reckless, Vol.1

Por Fora do Plástico

De Ed Brubaker e Sean Phillips
144 páginas
Mino | 2022
Tradução: Dandara Palankof

O início da série Reckless, de Ed Brubaker e Sean Phillips, tem a receita clássica de seus outros trabalhos: crimes, protagonistas em conflito interno, ambiente sujo e muita violência. O resultado é, como de costume, uma história alucinante. No entanto, aquém dos outros trabalhos da dupla, que tem um padrão de qualidade altíssimo.

Na história, acompanhamos Ethan Reckless, um ex-agente do FBI, que agora trabalha resolvendo problemas de pessoas que não podem recorrer às autoridades. Assim, Ethan cobra dívidas, localiza desaparecidos, recupera objetos roubados, e atividades do gênero. Com quatro volumes publicados, até o momento, a série mostra, em cada edição, o protagonista lidando com problemas diferentes, em tempos diferentes. Ou seja, cada graphic novel traz uma história fechada, sendo assim, pode ser lida de maneira independente. Mesmo que todas façam parte de uma história maior.

Se você já leu alguma colaboração desta dupla, conhece a habilidade de Brubaker de escrever histórias envolventes, sem precisar de recursos mirabolantes. Aqui, não encontramos um enredo muito diferente dos que já tínhamos visto do autor. Apesar de todos os elementos comuns da dupla estarem em Reckless, a série não soa repetitiva. Muito pelo contrário. É impossível largar depois de iniciada a leitura. Porém, hoje, com tantas obras do roteirista publicadas no Brasil, é natural fazer comparações. Sentimos que a série não tem a mesma complexidade vista em outros livros, diferente de “Criminal”, por exemplo, que é uma saga no mesmo formato.

Phillips está em um momento incrível, em Reckless, e parece ficar melhor a cada livro, afinal esta é uma obra mais recente da dupla. Os cenários, figurinos e toda ambientação são impecáveis e, claro, ele sabe conduzir uma história visualmente como poucos. Vale destacar também o trabalho de cores de seu filho, Jacob Phillips.

O padrão de qualidade de Ed Brubaker e Sean Phillips é tão alto que, até uma obra de menos impacto, em relação aos seus outros títulos, é ainda uma ótima experiência de leitura. Certamente você não vai encontrar uma história original aqui, mas vai encontrar uma muito bem executada, tensa e emocionante.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado