19 outubro 2022

Primavera em Tchernóbil

Por Fora do Plástico

De Emmanuel Lepage
168 páginas
Geektopia | 2020
Tradução: Fernando Paz

Primavera em Tchernóbil, de Emmanuel Lepage, é um relato comovente do autor após visitar, mais de duas décadas depois, a região atingida pelo maior acidente nuclear da história. Lepage produz uma HQ potente, sem focar na tragédia do dia 26 de abril de 1986 em si, mas, sim, nas marcas que ela deixou.

Documentando sua visita a Chernobyl, o autor representa com uma sensibilidade ímpar as inúmeras vidas que conheceu por lá, o que viu e sentiu. Ele evoca emoções ao mostrar que por trás de uma imagem horrorosa da tragédia, existe muita vida. Ao mesmo tempo em que o roteiro é emotivo, ele é muito angustiante. Isso porque, já que se trata de uma área contaminada, temos a impressão que a sensação de preocupação e urgência está ali a todo momento.

As ilustrações são um espetáculo e, através de diferentes estilos e métodos de desenho, Lepage dá um tom muito inspirador à obra. Representando muito bem o contraste das cenas de paisagem destruída e natureza que ali se recupera.

Primavera em Tchernóbil é um grande lançamento da editora Geektopia. Uma obra visceral, que leva de um sorriso a um calafrio em apenas uma virada de página. Sem dúvidas, um quadrinho que recomendamos a todos.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado