13 dezembro 2022

Por Deus ou Pelo Acaso

Por Fora do Plástico

De Becky Cloonan
132 páginas
Pipoca & Nanquim
Tradução: Alexandre Callari

Por Deus ou Pelo Acaso traz o encanto das tramas medievais nos traços de Becky Cloonan, mas não empolga. Em três contos com histórias independentes, a autora consegue ambientar bem o leitor naquele ambiente de fantasia em tempos passados, no entanto, o roteiro parece simples demais para ser memorável.

Adoramos histórias ambientadas na Idade Média. Castelos, bosques, profecias, maldições, cavaleiros e rainhas: todos estão nos contos de Cloonan. Mas a autora não acrescenta muito ao gênero, mantendo-se dentro do cânone dessas narrativas. Aqui, vamos optar por não trazer muito sobre cada uma dessas histórias, afinal, como são bem curtinhas, qualquer informação extra pode entregar muito ao leitor. Podemos dizer que todas são mágicas, em diferentes maneiras, e todas de leitura fácil e rápida. E também podemos garantir que queríamos ver um pouco mais sobre cada um daqueles contos.

Sem dúvidas, cuidado com a ambientação e a arte não faltaram aqui. Por Deus ou Pelo Acaso conta com a arte moderna da autora e com cenas belíssimas. Tanto que a edição da editora Pipoca & Nanquim possui muitos extras focados na arte, uma quantidade quase excessiva, diríamos.

Em geral, Por Deus ou Pelo Acaso pode ser uma boa leitura para quem ama fantasias medievais. Mas não vá com muita sede ao pote, a trama de Cloonan pode não convencer os mais exigentes, embora sua arte e as belas cores de Lee Loughridge sejam um destaque.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado