O clássico noir “Alack Sinner” será concluído no Brasil com a publicação do segundo volume, “A Era do Desencanto”, em junho, pela editora Pipoca & Nanquim. Já em pré-venda, o quadrinho compila as nove últimas histórias da série, lançadas originalmente entre 1988 e 2020. Criado pelos argentinos Carlos Sampayo e José Muñoz, o sarcástico detetive é um anti-herói, defensor dos indefesos, de todos aqueles que sobrevivem à margem do sonho americano. Um reflexo das crenças e questionamentos de seus autores sobre o mundo que os cercava.
A conclusão de “Alack Sinner” estava prevista pela Pipoca & Nanquim para 2023, porém, devido ao atraso na publicação da edição original da Casterman, o lançamento precisou ser remanejado para este ano. Ao contrário de edições anteriores publicadas na Espanha e na França, a HQ lançada pela P&N traz duas histórias criadas mais recentemente pelos autores, em 2011 e 2020.
Uma referência para nomes como Frank Miller e Eduardo Risso, o quadrinho foi consagrado com dois prêmios de melhor álbum do Festival de Angoulême, em 1978 e em 1983. Vale lembrar ainda que José Muñoz também foi laureado no festival com o Grand Prix, , em 2007, premiação que celebra a carreira de um artista.
O segundo volume de “Alack Sinner” tem 412 páginas, extras com capas e matérias da época, além de um prefácio do editor e historiador da arte Erwin Dejasse.