Quadrinhos argentinos contemporâneos para descobrir

Lu e Santi estão apaixonados e felizes, mas uma discussão acaba revelando que, na verdade, eles não estão bem. “Poncho Fue” narra a vida desses dois desde o presente, a discussão mais agressiva que tiveram, ao passado, quando descobrimos que o problema vem crescendo pouco a pouco.

Esta não é uma HQ romântica, embora possa parecer por causa dos desenhos ingênuos e doces, é um relato detalhado sobre relacionamentos tóxicos. Uma “história de amor” intensa e terrível.

► La Cúpula é a editora espanhola, na qual a obra foi lançada originalmente. Na Argentina, a HQ foi publicada poucos meses depois pela Hotel de Las Ideas.

A HQ narra as experiências de Ariel Martinelli na Guerra das Malvinas, conflito entre Argentina e Inglaterra, entre abril e junho de 1982. O recrutamento, treinamento e partida para guerra, até os momentos mais críticos e atrozes que Martinelli viveu na batalha.

Um quadrinho que nos permite ver situações dramáticas: o medo, a fome, o frio. Contada em primeira pessoa, a história é dura, transbordando honestidade e sensibilidade.

 A HQ foi publicada originalmente na revista Fierro Nº 78, em abril de 2013.

José María González nasceu em Avellaneda, em 1903, e joga futebol desde criança. Sua habilidade como zagueiro lhe dá fama e reconhecimento enquanto joga no Racing, e seu cabelo ruivo lhe dá seu apelido: Llamarada. José tem um filho, Jorge. Jorge segue os passos do pai e torna-se jogador, embora sem o mesmo sucesso. E Jorge tem Jorge, o autor deste quadrinho, que vai escolher o desenho antes do esporte. Mas seu filho, Mateo, ruivo como seu bisavô José, voltará ao gosto pelo futebol.

De Avellaneda em 1900 à Espanha de hoje, Llamarada é uma saga familiar que se estende por várias gerações. Aqui, o futebol é uma vocação que nem todos percebem e o cabelo ruivo é uma marca que nem todos herdam. Uma HQ sobre paternidade e legado geracional.

 Jorge González é um quadrinista argentino, mas reside na Espanha há mais de 25 anos. Por isso, a HQ foi publicada pela primeira vez na Europa.

Jorge é um detetive particular de Buenos Aires. Suas investigações são sempre baseadas em uma
premissa: há muitas pessoas que querem conversar. Embora seja um excelente profissional, fora do papel de detetive seu carisma se evapora, e ele se torna um ser desprezível, machista e egoísta, que não dá a mínima para nada e carrega uma grande angústia.

Porém, uma investigação fará com que a rotina deste detetive mude completamente.

Acompanhamos Victor, um menino tímido, paranoico e com graves problemas emocionais, que por ordem de sua família tem que ir cuidar de seu avô que está doente. “Niño Oruga” traz uma história de autodescoberta de uma criança introvertida tentando se conectar com seus laços familiares.

Embora o surrealismo e a estética psicodélica, a HQ é inspirada na própria vida do autor,
que se baseia nas lembranças do tempo que passou com seu avô.

  • No momento da produção deste post, a HQ ainda não havia sido anunciada pela editora Comix Zone.

Em 16 de junho de 1955, as forças armadas argentinas bombardearam a Plaza de Mayo, iniciando um golpe e uma tentativa de assassinato do presidente. No entanto, eles não  encontraram Juan Domingo Perón na Casa Rosada. Como ele poderia ter descoberto o que estava sendo planejado contra ele?

Rodolfo Santullo e Dante Ginevra oferecem nesta HQ uma explicação, uma das muitas possíveis, para essa questão, enquanto percorrem os subúrbios de Buenos Aires. Vale ressaltar que, Santullo é uruguaio, mas publica com frequência na Argentina.

  • No momento da produção deste post, a HQ ainda não havia sido anunciada pela editora Comix Zone.

O ano é 2040. O cenário é Goddard, uma cidade dividida em duas dimensões. O andar de cima é habitado pelos privilegiados e o andar de baixo, onde reina o perigo, vivem aqueles que “não gostam de ficar calados”.

Neste universo, uma espécie de líder, conhecido como Barnabas Jones, desaparece. Anima Riot, uma aspirante a heroína decide reunir um grupo de jovens para iniciar a busca. Pessoas com poderes, animais antropomórficos, zumbis, bruxas e cientistas loucos, “La extraña Desaparición de Barnabas Jones” é uma história de ação, com toques de humor e suspense.

Carrinho atualizado