Depois de passar pelas páginas dos jornais O Globo e Bem Paraná, a personagem Malu, criada pelo curitibano José Aguiar, voltará reformulada para uma nova série online de tiras chamada “Malu – Querido Diário Mental”. Desde o dia 31 de janeiro, elas estão sendo publicadas de segunda a sábado no jornal Plural e nas redes sociais do autor. O projeto é viabilizado através da Lei Paulo Gustavo e Fundação Cultural de Curitiba.
Malu é uma adolescente que vive em Curitiba. Filha de pais separados, a jovem tem a falta de tato típica da sua idade e enfrenta os desafios do cotidiano com humor, senso crítico, imaginação e ingenuidade. Apesar de sempre adolescente, a personagem já está prestes a completar 25 anos de história, afinal, suas primeiras tiras datam de 2000.
Esta nova série ainda traz um diferencial: promover a inclusão através da publicação com audiodescrição no canal da Quadrinhofilia no YouTube das mesmas tiras publicadas no Jornal Plural e nas redes do autor.
Conhecido por obras como “A Infância do Brasil”, “CWB”, “Coisas de Adornar Paredes” e mais recentemente “Debaixo d’Água”, José Aguiar é um dos principais expoentes da cena curitibana de quadrinhos. O artista foi quatro vezes finalista do prêmio Jabuti e também concorreu ao Prix BD Alternative do festival de Angoulême. Entre os planos para Malu estão previstos, para ainda este ano, uma série de gibis da personagem, pelo selo Quadrinhofilia, e um piloto para uma série animada da personagem.