23 maio 2023

Debaixo d’Água

Por Fora do Plástico

De Fernanda Baukat e José Aguiar
200 páginas
Quadrinhofilia | 2023

Medo, ansiedade, esperança e sobretudo um amor inexplicável. São muitos os sentimentos que cercam um casal à espera de um bebê. Em Debaixo d’Água, Fernanda Baukat e José Aguiar exploram essas sensações, recordando diversos episódios da gravidez de seu primeiro filho, nascido em 2009. Aliando um texto sincero a uma arte absolutamente fantástica, o casal nos convida a vivenciar suas angústias, diante de um sistema que parece se preocupar muito pouco com a experiência da mulher no momento do parto.

Deixar a natureza agir, com o mínimo de interferências possível no nascimento do filho. Esse era o grande desejo de Fernanda, mas também sua grande dificuldade. Isso porque, desde o início da gravidez, encontrar médicos que atendessem sua busca por um parto humanizado foi um grande dilema. A banalização das cesáreas é apenas uma das dificuldades que o casal enfrentaria. O quadrinho é muito habilidoso ao evidenciar que não é nada simples se preparar para a chegada de uma criança, principalmente uma chegada que seja acolhedora para a mãe e o bebê.

Debaixo d’Água não é feito apenas de adversidades, a história abraça, com muita ternura, as alegrias do período, como a descoberta do sexo do bebê. Sem vergonha de ser didático, o roteiro dá detalhes das situações (de consultas médicas a exames), e pode até se tornar até um pouco repetitivo na segunda parte, quando reforça mais uma vez a busca do casal por um médico ou uma maternidade que atendesse seus anseios.

A arte de José Aguiar é precisa no desenvolvimento dessa história. As construções de página são dinâmicas, delicadas… Em resumo, cheias de vida. O uso das cores e das técnicas de desenho e pintura é cuidadoso e completamente alinhado ao roteiro, usando como fronteira os desenhos oníricos que representam os sonhos malucos que o casal teve, enquanto Fernanda estava grávida.

Publicado pelo selo independente Quadrinhofilia, Debaixo d’Água é uma obra que discute um tema importante, usando os recursos da autobiografia para conectá-lo ao leitor. E faz isso muito bem, com o olhar caloroso dos pais do Heitor e da Violeta, que não se intimidaram de expor obstáculos e vitórias.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado