28 fevereiro 2023

Ousadas, Vol.1

Por Fora do Plástico

De Pénélope Bagieu
144 páginas
Nemo | 2018
Tradução: Fernando Scheibe

Votar, dirigir, viajar desacompanhada… situações banais da modernidade que eram impossíveis para muitas mulheres há algumas décadas. Tudo isso só foi possível por causa de mulheres que desafiaram as imposições de seu tempo para tomar suas próprias atitudes. Em Ousadas: Mulheres que só fazem o que querem, obra de Pénélope Bagieu, podemos conhecer a história de personalidades pouco usuais, mas que fizeram a diferença em seu tempo, seja numa escala micro ou macro.

Com um tom didático e irreverente, Bagieu nos conduz em histórias curtas, bem amarradas, que fazem o papel de um rápido passeio biográfico a cada capítulo. Assim, somos apresentados a Agnodice, ginecologista da Grécia Antiga, que precisou se vestir de homem para exercer a profissão, às Irmãs Mirabal, que lutaram contra a ditadura na república Dominicana ou Nzinga, a rainha africana que enfrentou os colonizadores portugueses.

Além da narrativa leve, a autora utiliza uma linguagem que encaixa perfeitamente com o visual da obra também alegre e divertido, com muitas cores e traços caricatos. Dessa forma, a HQ se torna uma ótima pedida para presentear leitores que ainda não estão habituados aos quadrinhos.

Para nós o grande encanto de Ousadas é perceber que algumas daquelas mulheres, mesmo sem feitos extraordinários, demonstraram o poder feminino em lutar por aquilo que acreditavam. Embora já tenhamos alcançado alguns avanços, os dados ainda são alarmantes para as diferenças entre gêneros e é exatamente por isso que obras como Ousadas são verdadeiras ferramentas. Estamos curiosos para saber quais grandes mulheres iremos conhecer no próximo volume!

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado