3 setembro 2022

Bertha Lutz e a Carta da ONU

Por Fora do Plástico

De Angélica Kalil, Amma e Faw Carvalho
128 páginas
Veneta | 2022

Com uma proposta didática, mas sem tirar o brilho de sua narrativa, Bertha Lutz e a Carta da ONU é a primeira HQ a ser publicada pelo selo Outra História (Oh!) da editora Veneta. A obra de Angélica Kalil e Amma, com cores de Faw Carvalho, se dedica a explorar a participação da brasileira Bertha Lutz na Conferência de São Francisco, na qual a Carta da ONU foi escrita.

A partir de um texto da própria Bertha, recontando o ocorrido, o roteiro acompanha os desafios que ela teve para conseguir que a pauta do direito das mulheres fosse contemplada na Carta da ONU. Cientista, ativista feminista e sufragista, Bertha Lutz enfrentou preconceito e conservadorismo para se manter firme na sua convicção da necessidade de citar explicitamente “a igualdade de direitos de homens e mulheres” no documento.

A narrativa oscila entre uma Bertha já mais velha, redigindo o texto no qual a HQ foi baseada, e cenas da sua participação na Conferência, em 1945. Assim, as autoras dão um balanço gostoso para a HQ. A leitura é muito fluida e consegue informar e manter o leitor atento à trama, na mesma medida.

A arte de Amma é cartunesca e bastante delicada. Essa suavidade no traço nos embala na leitura, assim como as escolhas para a composição da narrativa gráfica, com a alternância entre páginas com mais quadros, painéis para dar respiro e cenas que usam fotografia e desenhos para recontar a história. Destaque também para os extras e textos de apoio, fundamentais para dar mais visibilidade às mulheres que participaram da conferência que deu origem às Nações Unidas.

Destinada ao público juvenil, contemplado pelo selo Outra História (Oh!), Bertha Lutz e a Carta da ONU é uma HQ que não se limita por sua função didática. Esse quadrinho funciona para um público amplo e é daquelas histórias em que terminamos gratos por ter aprendido um pouco mais com a leitura.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado