20 fevereiro 2023

Ousadas, Vol.2

Por Fora do Plástico

De Pénélope Bagieu
168 páginas
Nemo | 2020
Tradução: Renata Silveira

Ousadas é uma série em quadrinhos necessária. Em tempos de reflexão sobre o poder feminino, nada melhor do que conhecer a história de mulheres que desafiaram as amarras de seu tempo. Neste segundo volume, Pénélope Bagieu traz novamente 15 novas heroínas e suas lutas, angústias, desafios e superações.

Assim como na edição anterior, o formato didático como as mini biografias são narradas é o ponto alto do quadrinho. É como se ouvíssemos histórias de amigas íntimas, relatos leves, mas que não deixam de lado o impacto das ações dessas mulheres no universo em que viviam. É por meio de histórias como o da vida da jornalista Nellie Bly, de Phoolan Devi, a rainha dos bandidos, ou da incrível atriz Hedy Lamarr (que também foi a inventora precursora da tecnologia que possibilitou a criação do Wi-Fi e do GPS) que relembramos a importância da luta feminina.

Na arte Bagieu utiliza traços estilizados e muitas cores para criar ilustrações que facilitam a compreensão da obra. A interação entre arte e roteiro é muito bem executada, com destaque para inserções de notas de pensamento nos desenhos, que deixam a leitura ainda mais divertida.

Ousadas é uma HQ para todas as idades, que poderia ser adotada didaticamente. Reforçar o empoderamento feminino, principalmente por meio de uma leitura tão acessível é essencial. Precisamos propagar as memórias dessas mulheres, afinal, caso elas não tivessem tomado as rédeas de suas vidas, o mundo seria bem diferente hoje.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado