A Palestina irá receber um workshop voltado a quadrinistas do país. Uma iniciativa inédita no país, o Qusasat Comics & Digital Production Training Camp está marcado para durar dez dias do mês de julho em Belém, na Cisjordânia. O projeto começou a partir da parceria entre a organização independente palestina Power Group, de Belém, e o festival britânico Lakes International Comic Art Festival (LICAF), com apoio do Conselho Britânico e da organização de direitos humanos Amos Trust. O evento conta com pôster de divulgação feito por Joe Sacco, autor de “Palestina”, e terá a quadrinista Mollie Ray, autora de “Giant”, representando os quadrinistas britânicos na oficina.
De acordo com os organizadores, a intenção do projeto é incentivar e divulgar novos artistas para que trabalhem sua criatividade por meio da linguagem dos quadrinhos. Os dez dias de evento serão ocupados com diversas atividades que estimulem a criação de HQs e narrativas. Isso inclui treinamentos individuais e em grupo em quadrinhos e storytelling, produção digital e como usar softwares de forma criativa, painéis e palestras com quadrinistas profissionais da Palestina e do Reino Unido, atividades culturais e participação de artistas locais.
Todo esse treinamento tem o objetivo de que os participantes preparem trabalhos que serão exibidos no LICAF, no Reino Unido, e que ficarão disponíveis digitalmente.
A Palestina e os quadrinhos
O cenário de quadrinhos na palestina é marcado pela situação política e social que o país vive, diante da repressão israelense. Um dos símbolos da resistência palestina à ocupação de Israel surgiu nas HQs, o menino Handala criado em 1969 pelo cartunista palestino Naji al-Ali. O menino descalço, sempre de costas, é usado até hoje em protestos.

Um exemplo mais recente é o trabalho da jovem quadrinista Safaa Odah, que criou a série “Safaa and the Tent”, que retrata a sua realidade após a destruição de sua casa em Gaza, retratando a vida sob bombardeios e deslocamento forçado. O livro foi publicado este ano pelo Lakes International Comic Art Festival (o mesmo que organiza o workshop Qusasat Comics & Digital Production Training Camp), em colaboração com o cartunista palestino Mohammad Sabaaneh.

Embora não seja um quadrinista palestino, é impossível deixar de lado o trabalho jornalístico de Joe Sacco, que desde “Palestina” (Veneta/2021) busca retratar a realidade do local. Ele também é autor de “Notas sobre Gaza” (Quadrinhos na Cia./2010), de “Guerra em Gaza”, previsto para julho pela Quadrinhos na Cia., e coautor da história curta “Nunca Mais”, publicada na edição de março de 2025 da Revista Piauí.