A DC Comics anunciou na última semana a sequência final de “Batman: O Longo Dia das Bruxas”. Jeph Loeb retorna ao Batman para concluir o enredo que ele cocriou ao lado de Tim Sale, falecido em 2022. Intitulado “The Long Halloween: The Last Halloween”, o quadrinho será uma minissérie de 10 edições, que começa a ser publicada a partir de setembro, nos EUA.
Em nota à imprensa divulgada pela DC, Loeb contou que a premissa do quadrinho havia sido idealizada ao lado de Sale em 2021, após a publicação de “Batman: O Longo Dia Das Bruxas – Especial” (publicado no Brasil pela Panini, em 2022), mas o projeto foi pausado devido à morte do desenhista. “Após cerca de um ano [da morte de Tim Sale], depois de conversar com o [editor] Mark Chiarello e o [letrista] Richard Starkings, meus parceiros nos títulos anteriores de ‘O Longo Dia das Bruxas’, decidimos que era o momento certo para seguir em frente, como uma homenagem a Tim, que continua conosco em espírito”, lembrou Jeph Loeb.
Cada edição terá um desenhista diferente, embora nem todos tenham sido oficialmente revelados. Até o momento, a DC anunciou Eduardo Risso, Klaus Janson e o próprio Mark Chiarello, prestando homenagens ao estilo de Tim Sale. Na trama, Gotham aprende a temer o Halloween mais uma vez, quando um evento terrível ameaça destruir a vida de Jim Gordon e coloca o trabalho em equipe de Batman e Robin à prova.
A DC também divulgou algumas das capas da minissérie, uma delas assinada por Tim Sale.
O Longo Dia das Bruxas
Publicado entre 1996 e 1997, a história criada por Jeph Loeb e Tim Sale é considerada um clássico do Batman, tendo vencido o Eisner em 1998 na categoria “Melhor Minissérie”.
O quadrinho traz Batman, no início de sua carreira, Jim Gordon e o promotor Harvey Dent em uma batalha contra os crimes do mafioso Carmine Falcone. Porém, um serial killer surge em Gotham, o chamado “Feriado”, que mata membros da máfia em datas comemorativas. No Brasil, a HQ saiu de várias formas. Desde o formato de minissérie original, pela Abril, no fim da década de 1990, até em edição definitiva e edição noir, ambas pela Panini.
“O Longo Dia das Bruxas” ganhou uma sequência em 1999, com “Batman: Vitória Sombria”, também lançado no Brasil pela Panini, e retornou mais de vinte anos depois com o já citado “Batman: O Longo Dia Das Bruxas – Especial”, de 2021.