29 dezembro 2022

O Procurador

Por Fora do Plástico

De Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro
196 páginas
Pipoca & Nanquim | 2022

O Procurador é um quadrinho no estilo clássico de western, com todos os elementos típicos do gênero. Ainda que formulaica, a HQ de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro é uma aventura bem feita e que, sem ousar ou subverter expectativas, diverte o leitor.

A história é bem simples. Acompanhamos o protagonista James Jennings, um elegante britânico que trabalha para um escritório de advocacia de Nova York. Basicamente, ele arrisca a vida realizando missões a serviço dos clientes deste escritório. Em um trabalho no Texas, J.J precisa encontrar e escoltar um herdeiro de milhões de dólares, até Nova York. Como é de se imaginar, a quantia de dinheiro atrai olhares e faz da viagem uma jornada perigosa.

O roteiro traz clichês do gênero em suas estruturas narrativas e na maneira como desenvolve a trama. Ou seja, O Procurador é um faroeste bem básico, que cumpre a cartilha à risca, mas que sabe muito bem utilizar dos elementos clássicos do western.

O visual é, sem dúvidas, o que há de melhor aqui. As ilustrações de Pedro Mauro colaboram para o envolvimento do leitor naquele universo. Além dos personagens, os cenários são ricamente detalhados, com composições que só fortalecem a ambientação. E cabe um adendo. Comparando com a Trilogia Gatilho, também ilustrada pelo quadrinista, o desenho de Pedro Mauro é mais realçado quando está em preto e branco, como é o caso de O Procurador.

Publicado pela Pipoca & Nanquim, o quadrinho mostra que o tradicional “arroz com feijão” pode ser um ótimo entretenimento quando é bem feito. Para quem gosta do gênero, O Procurador é uma boa pedida.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado