29 dezembro 2022

O Lugar Errado

Por Fora do Plástico

De Bretch Evens
188 páginas
Figura Editora | 2022
Tradução: Daniel Dago

O Lugar Errado já seria um quadrinho instigante apenas pela estética. O belga Bretch Evens propõe uma série de experimentações dentro da linguagem dos quadrinhos, o que torna a arte o ponto alto da HQ publicada pela Figura Editora. Porém, a isso também se soma uma história que é uma verdadeira análise social, mesmo que pareça não levar a lugar algum.

Gert recebe um grupo de amigos em casa. Mesmo que ele seja o anfitrião, o que todos esperam é pela presença de Robbie, amigo de infância de Gert e que é uma verdadeira figura magnética. Requisitado, ele exerce um fascínio por onde passa. Socialmente, Robbie está no topo e transmite isso para a insegura Noemi, com quem passa uma noite. São fragmentos das vidas opostas desses dois amigos que vamos acompanhar, de longe.

A distância de perspectiva do leitor é evidenciada pela arte. Temos um panorama amplo de tudo, como se tivéssemos um experimento social diante dos olhos. As pessoas raramente são representadas em detalhes e muitas vezes apenas sabemos vagamente quem são, pela cor que Evens usa para representar as suas falas. Inclusive, a cor é essencial aqui. Na maior parte do tempo vibrante, a paleta multicolorida se esmaece justamente em Gert, representado em um cinza opaco, desinteressante, como o próprio personagem se sente. As experimentações visuais vão desde a composição das páginas até o uso das transparências e dos traços, que podem parecer meio disformes, mas são impressionantemente expressivos. Não há quadros, as cenas são arranjadas de forma fluida na página.

Todo feito de interações sociais, O Lugar Errado é justamente uma história sobre isso. Insegurança, solidão, a valorização do outro… Evens toca em todos esses temas, mas sem pretensão alguma de trazer uma lição de moral. Cabe ao leitor tirar suas próprias conclusões. Por meio de diálogos naturais, como se estivéssemos mesmo espiando do alto aqueles personagens, a HQ vai se desenvolvendo como um slice of life que se destaca, sobretudo, pela forma.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado