28 fevereiro 2023

O Homem Sem Talento

Por Fora do Plástico

De Yoshiharu Tsuge
240 páginas
Veneta | 2019
Tradução: Esther Sumi

Com um título que instiga, o mais recente lançamento da editora Veneta, O Homem Sem Talento, é uma história questionadora, que traz muitas perguntas e poucas respostas ao leitor.

A HQ autobiográfica com toques de ficção, de Yoshiharu Tsuge, acompanha a jornada de um autor de mangá que renuncia à vida, fazendo escolhas intuitivas, mesmo que possam parecer bizarras demais. Dessa forma, Tsuge utiliza boas analogias para demonstrar toda sua dificuldade em lidar com a cultura ao seu redor, assim como para evidenciar o quanto não está disposto a mudar seu estilo para atender à indústria editorial. Porém, “O Homem Sem Talento” é um mangá bem intelectual, com muitas nuances, o que pode afastar o leitor comum. Esta é uma reflexão sobre a arte que não é óbvia ou superficial.

As ilustrações de Tsuge são boas, mas longe de serem espetaculares. Um ponto que devemos levantar é a diagramação da capa do quadrinho. Definitivamente, não gostamos. Além de pouco acessível ao leitor comum (uma vez que não “vende” bem a HQ), o título é pouco legível e as cores parecem as de uma impressora com a tinta quase no fim.

Apesar dessas questões, “O Homem Sem Talento” é uma bela obra sobre vida, paixão, sociedade de consumo e, principalmente, arte. Uma mangá que a cada leitura traz novas reflexões.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado