21 julho 2022

Um Bairro Distante

Por Fora do Plástico

De Jiro Taniguchi
412 páginas
Pipoca & Nanquim | 2022
Tradução: Drik Sada

Um Bairro Distante é uma obra mais profunda e sensível do que até mesmo seu autor poderia sugerir, Jiro Taniguchi nos deu uma experiência de vida com este mangá. Mais do que uma história de viagem no tempo, a trama é uma oportunidade para o leitor olhar para o passado e se conectar com suas memórias.

De forma misteriosa, Hiroshi, um homem de 48 anos, retorna ao passado, em seu corpo de adolescente de 14 anos. Assim, temos o protagonista encarando os fatos do seu passado com a perspectiva atual, os olhos de um adulto. Diante de tudo isso, ele buscará entender melhor certos eventos de sua vida, que naquela época eram incompreensíveis pela sua idade. E mais, vai tentar mudar o curso das coisas.

Mesmo que de uma maneira poética, Taniguchi propõe um retrato não romantizado da vida, de encontros e desencontros, erros e acertos. Um vislumbre de como cada um de nós vai se transformando diante dessas infinitas escolhas que nos rodeiam. Ou seja, tudo aquilo que também não tivemos tempo de dizer ou fazer contribuiu na formação do que somos hoje.

O traço limpo, característico do mangaká, também está presente nessa obra. Cenários detalhados e um visual apurado são marcantes no mangá. Taniguchi é mesmo um desenhista fantástico.

Um Bairro Distante é tanto uma janela quanto um espelho, que permite que o leitor veja o reflexo do seu passado nas páginas. Uma obra-prima, uma experiência única, um quadrinho que todos deveriam ler.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado