O Fio do Vento

15 junho 2019

De Camilo Solano
100 páginas
Veneta | 2019

A carreira de Camilo Solano vem evoluindo em meio a trabalhos de variadas temáticas, mas que carregam entre si um estilo próprio, que o quadrinista consolida em O Fio do Vento. Lançada pela editora Veneta, a graphic novel se orienta pelo acaso, pelo cotidiano e pelas coincidências da vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em uma história sem protagonista, acompanhamos uma série de curiosos personagens. E com uma fluidez natural a trama se encaminha por acontecimentos diversos. Talvez, o personagem que tenha maior protagonismo seja Adelmo, um mestre dos assobios. Vindo de uma cidade do interior, como o próprio quadrinista, Adelmo é um tanto outsider. Essa característica, assim como o apreço pela música, são marcas da obra de Camilo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O roteiro possui um fio narrativo inesperado. A impressão que temos é que Camilo queria surpreender seu leitor, fugir do óbvio e traçar caminhos ousados, que podem não agradar a todos os leitores. Em certos momentos da HQ até nos questionamos se o autor teria se perdido em meio às subtramas. Mas ele segue o seu fio, com um arremate final que explica o porquê de este ser um quadrinho sobre relações humanas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mais viscerais do que os do antecessor Semilunar, os traços de Camilo fazem de cada personagem uma caricatura. O nanquim cria um impacto visual muito potente para as expressões e os cenários.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Fio do Vento tem traços de melancolia, é ousado e curioso, mas ao mesmo tempo é sentimental. Não há dúvidas que Camilo amadureceu e encontrou um estilo que, por mais que ainda esteja em construção, já pode chamar de seu.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado