“Boca de Siri”, de Paulo Moreira, já está com pré-venda aberta pela editora Pitaya, selo da HarperCollins Brasil. O quadrinho, previsto para outubro, será o primeiro quadrinho impresso totalmente inédito do sucesso das redes sociais, já que suas HQs anteriores eram compilações de histórias ou tiras publicadas primeiro online.
O quadrinho, anunciado em primeira mão pelo Fora do Plástico em maio, é ambientado na capital paraibana. Na história, um guaiamum gigante aparece na praia de Cabo Branco. Três adolescentes, Ygo, Vitória e Duda, atravessam João Pessoa de bicicleta para ver o siri de perto. Circula pela cidade o boato de que ele está indo para a praia para impedir a obra de alargamento da orla, porém a prefeitura tem uma arma contra o bicho.
A obra, descrita como uma aventura ambientalista, expõe como as ações humanas nos ecossistemas em nome do progresso ignoram as relações das pessoas com a natureza.
Paulo Moreira começou a fazer quadrinhos em 2016. Natural da Paraíba, publica nas redes sociais tiras e histórias sobre o cotidiano sempre com muito humor. Em 2022 publicou pela Conrad “Bom Dia, Socorro”, que viralizou no Twitter. Também pela Conrad, lançou o compilado de tiras “Só as Melhores”, em 2024. Além das publicações em editoras, o autor publica zines de forma independente, sendo os mais recentes “Os Cinquenta Conto de Misty” e “O Dia Que Jesus Transformou Água em Vinho”, lançados em 2024.
Esta é a terceira HQ do selo Pitaya, voltado ao público jovem adulto, que já havia publicado “Daruma”, de Monge Han, e “Luke”, de Rafael Fritzen.