O quadrinista francês Fabien Toulmé é um dos best-sellers da editora Nemo. Desde que estreou no Brasil — país onde viveu por anos — com “Não Era Você Que eu Esperava”, Toulmé já teve oito quadrinhos lançados pela editora. Agora, a Nemo prepara a publicação do nono, “Reflexos do mundo: Trabalhar e viver”, que entrou em pré-venda esta semana.
Iniciada com “Na Luta”, em 2023, a série “Reflexos do mundo” traz o quadrinista em viagens a diferentes locais, em busca de histórias que lancem um olhar revelador sobre questões que todos enfrentamos.
O lançamento da Nemo para fevereiro aborda a relação complexa entre as pessoas e o trabalho em diferentes culturas. Fabien Toulmé passa pelos Estados Unidos, Coreia dos Sul e até pelas Ilhas Comores para discutir o tema, através de relatos de pessoas reais.
“Reflexos do mundo: Trabalhar e viver” foi lançado originalmente em junho deste ano, pela editora francesa Delcourt. A edição da Nemo tem 360 páginas e tradução de Fernando Scheibe e Bruno Ferreira Castro.
Trabalho: vocação ou obrigação? Sustento ou realização? Toulmé dá voz a personagens fascinantes, de executivos que largaram tudo para recomeçar a entregadores enfrentando as armadilhas do sistema, além de jovens como Deok-Jun, da Coreia do Sul, cuja vida foi interrompida pelo dramático fenômeno do gwarosa – a morte por excesso de trabalho. Combinando relatos reais – emocionantes, trágicos e cheios de esperança – a análises sociológicas e entrevistas com especialistas como Dominique Méda, esta obra é um mergulho envolvente e necessário nos dilemas e transformações do mundo do trabalho.