12 maio 2023

Reflexos do Mundo: Na Luta

Por Fora do Plástico

De Fabien Toulmé
344 páginas
Nemo | 2023
Tradução: Bruno Ferreira Castro

Três histórias de resistência popular, em três países diferentes, que se entrelaçam pelo protagonismo feminino nesses movimentos. Em Reflexos do Mundo: Na Luta, Fabien Toulmé expõe as circunstâncias que levam essas mulheres ao ativismo, além de buscar entender o perfil das pessoas que se engajam, que lutam pelo todo. Um quadrinho que faz o leitor refletir bem de perto, como se ele mesmo estivesse fazendo aquela visita.

Através dos olhos de Toulmé, viajamos para o Libano, Brasil e Benim. No Líbano, ele vai acompanhar Nidal, uma líder nas manifestações contra impostos indevidos e a falta de infraestrutura no país. Já no Brasil, conhecemos a comunidade de Porto do Capim, onde Rossana batalha para que os moradores não sejam expulsos de suas casas para a construção de um Parque Ecológico. Por fim, somos apresentados à beninense Chanceline, que está à frente de um movimento de prevenção à gravidez precoce e evasão escolar.

A HQ tem um tom documental, mas consegue acrescentar doses de humor, sem jamais ser desrespeitosa. Entre os capítulos, Toulmé faz interlúdios nos quais conecta as tramas e as questões sociais que as envolvem. Para isso, ele retrata a entrevista que fez com um sociólogo especialista no assunto.

Pode ser que a leitura de Na Luta demore um pouco a engrenar, inicialmente. Mas, uma vez que a proposta está estabelecida, o autor consegue gerar um sentimento de empatia genuíno pelas protagonistas. Embora estejamos acompanhando Toulmé em seu processo de apuração, são Nidal, Rossana e Chanceline que sempre estão no foco.

As ilustrações têm o traço cartunesco do artista, com destaque para os cenários e cores, que marcam muito bem cada trecho e localidade. Vale notar que narrativamente essa é sua obra mais similar ao estilo informativo visto em A Odisseia de Hakim.

Publicado pela Nemo, Reflexos no Mundo é o início de uma série em que Fabien Toulmé abordará várias temáticas, a partir de suas viagens e das histórias que encontra pelo caminho. Trajetórias que são reportadas com cuidado e que soam muito universais. Na Luta é um exemplo de como temas complexos podem ser explorados de forma didática e envolvente, mas nunca simplista.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado