29 setembro 2022

Nectarina

Por Fora do Plástico

De Lee Lai
240 páginas
Veneta | 2022
Tradução: Ludimila Hashimoto

Relacionamentos confusos e momentos catárticos: Nectarina é uma história íntima, ora doce, ora amarga, mas sempre intensamente relacionável. Em sua primeira graphic novel, Lee Lai aborda a complexidade dos vínculos, a saúde mental, a transidentidade e a intolerância. Uma obra que aponta como é difícil ser você mesmo.

Ray e Bron formam um casal. Elas se amam profundamente e tentam construir uma vida juntas, se apoiando a todo custo. Durante alguns dias da semana, as duas são responsáveis por cuidar da pequena Nessie, sobrinha de Ray. A companhia dessa criança aventureira e criativa traz conforto para o casal, por trazer momentos de fuga da realidade. No entanto, tudo vai se despedaçando por conta de questões familiares mal resolvidas, causando dor a todos que orbitam as duas mulheres.

A irmã de Ray, Amanda, não gosta que sua filha Nessie fique perto de Bron, que, por sua vez, tem uma relação complexa de conflito com os pais. Bron é uma mulher trans, de uma família católica e conservadora, que não a aceita.

Desde as primeiras páginas, você percebe que a força de Nectarina está nos diálogos, nas cenas de silêncio, em um ambiente em que os sentimentos não são mostrados, nem falados. Lee Lai traz todo o desconforto sobre como é estar à margem, a partir do protagonismo alternado de Ray e Bron.

O visual da HQ é composto por quatro quadros por páginas, com desenhos de linhas finas. Destaque para a caracterização das protagonistas, longe de estereótipos. A arte representa também a mudança de percepção das duas mulheres, quando estão cuidando de Nessie. Ao lado dela, elas ganham feições animalescas, que podem ser interpretadas como uma maneira de evidenciar que os momentos que passam juntas as transportam para um universo distinto, em que não há julgamentos ou sofrimento. Tudo é mais leve e doce.

Nectarina chega ao Brasil pela Veneta, um drama familiar que atravessa as diferentes relações que fazem parte das nossas vidas. Ao mesmo tempo particular e universal, essa é uma leitura que chega a machucar, de tão real e transparente.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado