13 setembro 2022

Em Ondas

Por Fora do Plástico

De AJ Dungo
376 páginas
Nemo | 2021
Tradução: Érico Assis

Em Ondas é um quadrinho sensível, que desde suas primeiras páginas abre o jogo para o leitor: essa é uma história sobre luto, mas também uma história de amor. Em seu primeiro quadrinho, AJ Dungo costura suas memórias, para fazer uma história que se conecta imediatamente conosco. Com traços fluidos, como o mar, Em Ondas aborda a batalha da parceira de Dungo, Kristen, contra o câncer e a paixão que ambos nutriam pelo surfe.

Em paralelo às vivências com sua namorada, o autor remonta às origens do esporte e intercala a sua própria vida com a de heróis do surfe, como Duke Kahanamoku e Tom Blake. Assim, ao mesmo tempo que viajamos na delicadeza do relato de AJ Dungo sobre sua juventude e toda a luta de Kristen, também aprendemos sobre o esporte e passamos a entender o significado dele para aquela relação.

Em Ondas tem um ritmo muito fluido, o que torna a leitura muito prazerosa. É difícil conter a emoção, ao longo das páginas. E tudo isso é mérito da narrativa de Dungo. Graficamente, temos quadros que ressaltam o movimento do mar, normalmente aliados a passagens poéticas sobre Kristen, sua doença, sua força e, claro, o surfe. O quadrinista usa muito bem as cores e as linhas, em um traço fino e leve. Quando está falando sobre suas memórias, Dungo usa um tom de azul que remete ao oceano. Já quando aborda a história do surfe, o tom é amarronzado, como as pranchas dos polinésios, no começo de tudo.

Mais um acerto da editora Nemo, Em Ondas nos deixou sem palavras ao fim da leitura. Um livro de memórias que transborda de emoções e nos contagia, com sua bela maneira de transformar sentimentos tão complexos em poesia gráfica. Ainda bem que Dungo nos deu a oportunidade de também conhecer Kristen.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado